Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AFINAL, O QUE É GÊNERO EM COMUNICAÇÃO? O CONSUMO DA PROGRAMAÇÃO MIDIÁTICA TELEVISIVA.

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/cei.v13i1.19288

ISSN

2317-675X

Autores

Diana Gualberto de Macedo, Maria Aparecida Baccega,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

Pretende-se neste artigo refletir sobre o conceito de gênero no campo da comunicação e, pensar sobre ele enquanto propulsor do consumo midiático televisivo, principalmente com relação ao consumo dos programas que circulam na televisão. Destacar-se-á, no decorrer do artigo, a importância dos gêneros enquanto mediadores do processo comunicacional, que por sua vez envolve tanto emissores/produtores, quanto receptores/consumidores. Além disso, abordar-se-á sobre a relação dos gêneros com os estereótipos, ou seja, ao mesmo tempo em que organizam o pensamento do sujeito, limitam a sua visão. E, essa limitação, ou “ultrageneralização necessária”, nas palavras de Agnes Heller (1972), pode acabar se “transformando” num preconceito, porém nem sempre deve ser vista como algo negativo.

Referência(s)
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