
ANÁLISE DO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA NAS PERSPECTIVAS DA INOVAÇÃO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS
2016; CENTRO UNIVERSITARIO FEI; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24857/rgsa.v9i3.1031
ISSN1981-982X
AutoresBruno Silva Quirino, Rivadávia Corrêa Drummond Alvarenga Neto, Rodrigo Baroni de Carvalho, Íris Barbosa Goulart,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA pesquisa qualitativa, com finalidade descritiva, foi executada por meio de um estudo de caso cujo objeto é o “Programa Minha Casa, Minha Vida”. O objetivo principal é investigar o modelo de negócios do Programa sob a ótica dos conceitos de inovação social e negócios sociais. Definiu-se a proposição teórica de modelo de negócios conceituada por Yunus et al. (2010) para a técnica de comparação de padrões. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi estruturadas, pesquisa documental e observação direta na constelação de valor do Programa executado por uma instituição financeira federal. Três categorias de análise foram definidas: i) conceitos, legislação, métricas e resultados do Programa; ii) modelo de negócios do Programa; iii) equação de lucro financeiro e equação de lucro social. Os dados coletados foram submetidos a processos de redução, exibição em displays e verificação. A principal conclusão foi que o Programa Minha Casa Minha Vida, embora ofereça diversos e significativos resultados financeiros e sociais, não pode ser caracterizado como um modelo de negócios social por não atender à equação de lucro financeiro, que é uma condição essencial para a auto-sustentabilidade e por seu público-alvo ser considerado beneficiário de um programa e não cliente de um produto.
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