Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA NAS PERSPECTIVAS DA INOVAÇÃO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS

2016; CENTRO UNIVERSITARIO FEI; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24857/rgsa.v9i3.1031

ISSN

1981-982X

Autores

Bruno Silva Quirino, Rivadávia Corrêa Drummond Alvarenga Neto, Rodrigo Baroni de Carvalho, Íris Barbosa Goulart,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A pesquisa qualitativa, com finalidade descritiva, foi executada por meio de um estudo de caso cujo objeto é o “Programa Minha Casa, Minha Vida”. O objetivo principal é investigar o modelo de negócios do Programa sob a ótica dos conceitos de inovação social e negócios sociais. Definiu-se a proposição teórica de modelo de negócios conceituada por Yunus et al. (2010) para a técnica de comparação de padrões. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi estruturadas, pesquisa documental e observação direta na constelação de valor do Programa executado por uma instituição financeira federal. Três categorias de análise foram definidas: i) conceitos, legislação, métricas e resultados do Programa; ii) modelo de negócios do Programa; iii) equação de lucro financeiro e equação de lucro social. Os dados coletados foram submetidos a processos de redução, exibição em displays e verificação. A principal conclusão foi que o Programa Minha Casa Minha Vida, embora ofereça diversos e significativos resultados financeiros e sociais, não pode ser caracterizado como um modelo de negócios social por não atender à equação de lucro financeiro, que é uma condição essencial para a auto-sustentabilidade e por seu público-alvo ser considerado beneficiário de um programa e não cliente de um produto.

Referência(s)