
Film-Induced Tourism in Latin American Context: A Systematic Literature Review
2020; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18226/21789061.v12i3p657
ISSN2178-9061
AutoresJuliara Lopes da Fonseca, Christianne Luce Gomes,
Tópico(s)Advertising and Communication Studies
ResumoRESUMO O turismo induzido por filmes trata do modo como produções audiovisuais influenciam o imaginário social, a ponto de motivar o espectador a visitar os locais retratados na tela. O tema é estudado desde a década de 1990 em países como Espanha, Estados Unidos e Nova Zelândia. Diante disso, a presente pesquisa se debruçou sobre o que vem sendo estudado e publicado sobre o tema em outras partes do mundo, particularmente na América Latina e no Caribe. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre artigos que relacionam <turismo e filmes> no contexto latino-americano. A metodologia foi baseada em revisão sistemática de literatura, de caráter bibliométrico e integrativo. A partir de buscas realizadas no Portal de Periódicos Capes, Redib e Redalyc foram selecionados 28 artigos. Como resultados, constatou-se que o assunto tem sido recorrente na última década, mas os temas ainda são tratados de maneira dispersa e com inúmeras lacunas, não sendo possível identificar autores referência no contexto estudado. PALAVRAS-CHAVE Turismo; Turismo induzido por filmes; Cinema; Imagem; América Latina. ABSTRACT Film-induced tourism deals with how audiovisual productions influence social imagery, to the point of motivating the viewer to visit places depicted on the screen. The subject has been studied since the 1990s in countries such as Spain, United States and New Zealand. Given this, the present research focused on what has been studied and published on the subject in other parts of the world, particularly in Latin America and the Caribbean. Thus, objective of this research was to perform a systematic literature review on articles that relate <tourism and movies> in Latin American context. Methodology was based on a systematic literature review of bibliometric and integrative character. From searches performed in the Capes Scientific Journals, Redib and Redalyc Journal Portal, 28 articles were selected. As results, it was found that subject has been recurrent in the last decade, but themes are still dealt with widely and with many gaps, it is not possible to identify reference authors in the studied context. KEYWORDS Tourism; Film-induced tourism; Movie; Image; Latin America. AUTORIA Juliara Lopes da Fonseca – Mestra. Bolsista PBQS-IFNMG, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais - Doutorado. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Pirapora, MG, Brasil. Orcid: Currículo: http://lattes.cnpq.br/1067235326786020 E-mail: juliara.fonseca@ifnmg.edu.br Christianne Luce Gomes – Doutora. Pesquisadora de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro / Fapemig. Professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0075-289X Currículo: http://lattes.cnpq.br/3397229266029271 E-mail: chris@ufmg.br REFERENCIA Aertsen, V. U. (2011). El cine como inductor del turismo. La experiencia turística en Vicky, Cristina, Barcelona. Razón y Palavra, 77 (2), 1-24. Link Almeida, L. G. B. (2014). O urbano escrito pelos personagens–viajantes: uma análise do filme Meia-Noite em Paris . Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitlidade, 6 (3), 374-389. Link Beeton, S. (2001). Smiling for the camera: the influence of film audiences on a budget tourism destination. Tourism, Culture & Communication, 3 (1), 15–25. Link Brasil. Ministério do Turismo. (2007). Estudo de sinergia e desenvolvimento entre as indústrias do turismo e audiovisual brasileiras . Brasília, DF. 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Referência(s)