
Produção textual argumentativa: Presença das Informações Midiáticas nas Dissertações de Alunos do Ensino Médio
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 11 Linguagem: Português
10.5380/ef.v0i11.29147
ISSN2358-7180
AutoresDaniela Cristina Peiter Tondolo, Francieli Aparecida Traesel, Elias José Mengarda,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs meios de comunicação são presença rotineira na vida de grande maioria das pessoas. As novas tecnologias evoluem de modo acelerado e nos proporcionam novos formatos de mídia e de textos. Essa influência que a inserção na sociedade da informação exerce sobre as pessoas, sobretudo para os mais jovens, constitui-se num desafio imenso para todos os que atuam na área da educação. Os jovens são o segmento que mais procuram, sobretudo na internet, os mais diversos tipos de informação. Por isso, a questão que motivou esse estudo trata dos modos e estratégias de como os conteúdos informacionais são processados e transformados em conhecimento pelos alunos de terceiro ano do Ensino Médio, participantes da atividade de extensão com oficinas de texto dissertativo-argumentativo, no período de agosto a novembro de 2010. Além disso, nos preocupamos com a questão da leitura, ou seja, como as ideias veiculadas pela mídia impressa e digital são assimiladas, refletidas e questionadas pelos alunos e, finalmente, como são traduzidas em conhecimento argumentativo na sua produção textual.
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