Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão

2021; Volume: 2; Linguagem: Português

10.20396/ijoce.v2i00.14031

ISSN

2763-616X

Autores

Aquiles Tescari Neto, Giovanna Santos Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Desenvolver, de maneira harmoniosa e integrada, atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária é a vocação primeira da universidade pública brasileira. O artigo ilustra tal possibilidade a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pelo LaCaSa – Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino, um dos grupos de pesquisa do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Nosso objetivo principal aqui é argumentar que a integração dessas três atividades-pilares do ensino superior público no país é possível se se levar em conta aspectos da pesquisa mesma desenvolvida pela instituição universitária, o que é feito, em nosso caso, através da metodologia de investigação que guia as pesquisas de nosso laboratório, nomeadamente a metodologia da gramática Gerativa, que tem, nos julgamentos de gramaticalidade, o seu principal expediente metodológico. Tal expediente é explicado a partir de exemplos de frases do português. Argumentamos que esse mesmo expediente utilizado na pesquisa pode ser implementado no ensino – em disciplinas que envolvem análise linguística na graduação – e na extensão universitária...

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