
Invisibilidade social e leitura literária de crianças – um estudo sobre “Os Invisíveis”, de Freitas e Moriconi
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/edu.2019.232.08
ISSN2177-6210
AutoresRosa Maria Hessel Silveira, Darlize Teixeira de Mello, Liége Freitas Barbosa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo objetiva analisar gestos de compreensão leitora de alunos dos anos iniciais de escola pública frente à obra “Os Invisíveis”, de Tino Freitas e Renato Moriconi, do acervo PNBE Anos Iniciais – 2014, a qual tematiza, com qualidade estética, a invisibilidade de atores sociais no mundo contemporâneo. O trabalho resulta do projeto de pesquisa XXXXX (apoio CNPq). A análise das falas dos alunos, na conversa mediada, assim como de seus desenhos e textos mostrou sentidos negociados na sessão de leitura e aponta para articulações entre o tema da invisibilidade social e as vivências próprias, assim como para a relevância de narrativas desafiadoras em turmas de anos iniciais. O estudo buscou inspiração tanto em discussões sobre a presença de temas difíceis na literatura infantil (Colomer, Evans), como sobre a relevância do partilhamento da leitura literária (Chambers, Roche e outros).
Referência(s)