Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LIVROS DE LITERATURA NAS ESCOLAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE OS ACERVOS LITERÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE)?

2020; Issue: 40 Linguagem: Português

10.34112/1980-9026a2020v0n40p8-17

ISSN

1980-9026

Autores

Carlos Humberto Alves Corrêa, Aline do Nascimento Lemos,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este trabalho se debruça sobre o que dizem as pesquisas que versam sobre os acervos de literatura infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Para tanto, apresentamos um mapeamento geral das pesquisas realizadas sobre o referido acervo no período de 2004 a 2016. Em seguida, analisamos os estudos que abordaram, especificamente, a fase de recepção e utilização dos livros desse acervo literário. Em termos metodológicos, nosso trabalho resulta de um levantamento bibliográfico realizado em bancos de dados que disponibilizam a produção acadêmica brasileira. O esquema interpretativo sugerido por Chartier (1990) serviu de aporte teórico de análise. Os dados levantados permitem afirmar que as pesquisas atestam relativa eficiência do Programa em termos de seleção e distribuição dos acervos literários às escolas públicas e um relativo fracasso nas suas ações para tornar efetiva a utilização desses acervos no cotidiano das escolas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX