Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do videoclipe ao romance

2021; EDUFU; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ll63-v37n1-2021-17

ISSN

1981-5239

Autores

Silvia de Paula Bezerra,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Lecionar literatura no Ensino Médio é um trabalho gratificante e desafiador, que precisa estar aliado à pesquisa e à atualização constante por parte dos docentes. Consoante esta premissa, e partindo de experiência em sala de aula, este trabalho busca mostrar como o uso da intermidialidade, conforme definida por Clüver (2006), pode ser uma estratégia didática eficiente, uma vez que o autor trata das relações intertextuais que perpassam todas as linguagens artísticas. Como corpus, utiliza-se o videoclipe da canção Amor, I love you (2000), de Marisa Monte e Carlinhos Brown, e a leitura de um trecho da obra O primo Basílio (1878), de Eça de Queirós, além do que pontua Tereza Colomer (2007), a respeito das diferentes possibilidades de aproximação com o texto literário e Roxane Rojo (2009) acerca da necessidade de associar, sempre que possível, o texto verbal escrito a outras formas de expressão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX