Against the mainstream: paths to success among second generation cape verdean immigrants
2004; Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Issue: vol. 8 (2) Linguagem: Português
10.4000/etnografica.2928
ISSN2182-2891
Autores Tópico(s)Education Systems and Policy
ResumoApesar de a maior parte da segunda geração descendente de imigrantes cabo-verdianos estar a abandonar a escola cedo e a revelar taxas de insucesso escolar semelhantes às dos filhos da classe operária a que os pais pertencem, e permanecer no fundo da sociedade portuguesa, não sendo capaz de ascender a uma posição de classe média, uma pequena minoria tem-se mostrado capaz de ascender socialmente, ultrapassando as barreiras sociais, económicas e étnicas que se lhe deparam, e de integrar a corrente dominante da sociedade portuguesa pós-colonial. Enquanto a primeira geração imigrante ocupou o fundo da escala social do Portugal metropolitano, aceitando de forma pacífica a sua condição social, os seus descendentes possuem expectativas sociais mais elevadas, que desenvolveram no contexto da sociedade pós-colonial. Apesar de a escola ser o caminho mais seguro para a integração e ascensão sociais, a grande maioria da segunda geração cabo-verdiana revela uma postura contrária aos valores da educação e da escola. Embora a maior parte do que tem sido escrito e dito sobre a comunidade e a juventude caboverdiana portuguesa apontar sobretudo a marginalidade e o insucesso, este artigo procura mostrar que, no meio de uma corrente dominante de insucesso e fraca integração social, existem pessoas capazes de percursos de integração bem sucedidos, mesmo tendo contra si o facto de não encaixarem nas concepções de raça e etnicidade dominantes na sociedade portuguesa. São pessoas que de alguma forma ultrapassaram as fronteiras sociais dos bairros degradados ou sociais e que aos poucos se foram integrando na corrente dominante da sociedade portuguesa póscolonial.
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