Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO SUPERIOR

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4025/tpe.v21i3.45599

ISSN

2237-8707

Autores

Márcio Roberto de Lima,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que abordou a inserção do computador na educação superior e sistematiza algumas das concepções docentes acerca do ensino de programação de computadores. De natureza qualitativa, assumiu como dispositivo gerador de dados a entrevista semiestruturada. Os dados coletados junto a professores de um curso de Sistemas de Informação de uma universidade brasileira foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram a importância da reflexão docente sobre as estratégias de ensino e a indispensável experiência profissional na área para qual se ensina. Identificou-se que a ausência de formação pedagógica é um fator de insegurança para os docentes, os quais vêm de cursos que enfocam a parte técnica da computação. Constatou-se que a atuação didática dos professores precisa transcender a pedagogia transmissiva, envolvendo estratégias que estimulem a autonomia e a autoria discente em ambientes de programação de computadores.

Referência(s)