Pontes Metálicas. Apontamentos históricos e técnicos A época das vigas de rótula múltipla

2021; Issue: 61 Linguagem: Português

10.30779/cmm_metalica_61_07

ISSN

0874-3738

Autores

Tiago Abecasis,

Tópico(s)

Maritime Ports and Logistics

Resumo

Os 50 anos que medeiam entre 1860 e 1910 assistiram à construção, em Portugal, do primeiro e do último tabuleiro em viga de rótula múltipla. Foi durante a segunda metade do século XIX, após a constituição, em 1852, do Ministério da Obras Públicas, Comércio e Indústria e, também, do Conselho Superior das Obras Públicas, que se assistiu à construção de grande parte da rede ferroviária e das principais estradas nacionais. Na ferrovia, uma das preocupações imediatas consistiu, naturalmente, em assegurar a ligação entre as duas principais cidades do país, Lisboa e Porto. A Linha do Norte ficou concluída em 1877, 21 anos após a inauguração do seu primeiro troço, mas nesse ano já se encontravam em construção outras tantas linhas ferroviárias e inúmeras estradas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX