ESTUDO DE CASOS: UMA REALIDADE OPERACIONAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA NUM CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIROS
2017; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22407/issn.2176-1477.2016v7i3472
ISSN2176-1477
AutoresWagner Schütter Pereira, Jorge Cardoso Messeder,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desse trabalho foi produzir um manual prático-teórico a ser utilizado como instrumento de apoio para as aulas de Química da Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II (ABMDPII). Os objetivos específicos traçados foram: verificar as concepções que os cadetes têm sobre o emprego da química no cotidiano do bombeiro, levantar temas relevantes que contribuam para um ensino de química contextualizado, e, por fim, elaborar casos para compor o manual. O Método de Estudo de Caso e a Metodologia da Problematização, também conhecida como Metodologia do Arco de Maguerez, formaram a base teórica para a construção do manual, que possui a característica intrínseca de pontificar os conteúdos trabalhados em sala com a realidade vivenciada pelos bombeiros militares. Cada caso está correlacionado com um assunto abordado no PLANDIS (Plano de Disciplina) de Química I, documento norteador dos objetivos curriculares da Academia. A pesquisa foi aplicada aos cadetes do 1º ano do curso deformação de Oficiais (CFO), no segundo semestre de 2014. Os resultados indicaram que a criação de um manual prático-teórico baseado no estudo de casos possibilita que os cadetes desenvolvam um senso crítico apurado, e por meio de sua aplicação, possam estabelecer novos parâmetros através das experiências vivenciadas por outros indivíduos. Espera-se o material educacional produzido possibilite ao professor refletir sobre a necessidade de que conhecimentos ministrados nas disciplinas de Química do CFO estejam em concordância com a operacionalidade do CBMERJ, funcionando como um recurso facilitador da aprendizagem.
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