#BahiaClubedoPovo
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 8; Issue: 14 Linguagem: Português
10.5752/p.2237-9967.2019v8n14p100-118
ISSN2237-9967
AutoresAnderson David Gomes dos Santos,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO Esporte Clube Bahia tem se destacado no futebol brasileiro pelas campanhas promovidas pelo seu Núcleo de Ações Afirmativas. Porém, o clube chegou a isso após passar, em 2013, por uma intervenção judicial, que se seguiu com um processo de democratização que gerou maior participação da torcida nas suas instâncias deliberativas, assim como a implementação de mais ferramentas de transparência. Num momento de fragilidade dos ideais democráticos no Brasil, o objetivo do artigo é analisar a campanha #BahiaClubedoPovo, com camisas e propagandas sobre o respeito à pluralidade presente na torcida. Para isso, investiga-se os elementos que conformam a campanha a partir da utilização da Análise de Redes Sociais e da Análise de Conteúdo.
Referência(s)