Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Possíveis contribuições da psicologia para a educação sexual em contexto escolar

2017; Volume: 29; Issue: 67 Linguagem: Português

10.7213/rpa.v29i67.20217

ISSN

1980-5942

Autores

Ana Flora Müller Moura, Ana Paula Pacheco, Cauê Fantin Dietrich, Andréa Zanella,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a reflexão, a partir de uma experiência de estágio curricular, das possíveis contribuições da psicologia para a efetivação das propostas apontadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN, referentes ao trabalho de orientação sexual no contexto escolar. Sendo assim, realizou- -se um trabalho de intervenção psicológica em uma escola estadual de Santa Catarina com estagiários em psicologia escolar do curso de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho teve como base as contribuições de Vygotsky e outros autores correlatos que desenvolveram estudos a respeito das relações entre desenvolvimento e aprendizagem. Nesse contexto escolar específico foi feita uma análise do modo como a temática sexualidade vinha sendo abordada nas turmas de ensino fundamental dessa escola. Percebeu-se o despreparo dos profissionais em educação para lidar com o tema, bem como a necessidade de uma formação complementar adequada para o desenvolvimento deste trabalho.[#]

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