
O ensino do basquetebol no contraturno escolar: um relato de experiência a partir das novas tendências de ensino dos esportes
2021; University of Huelva; Issue: 16 Linguagem: Português
10.33776/remo.v0i16.5180
ISSN2341-1473
AutoresLarissa Fernanda Porto Maciel, Marlene Feriato, Alexandra Folle,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoA literatura sobre treinamento atlético tem direcionado a atenção para o esporte em clubes e centros esportivos e pouca atenção tem sido dada ao esporte dentro do contexto escolar. Objetivo: relatar os resultados alcançados na formação de crianças e adolescentes, por meio da experiência em oficinas de basquetebol, no contraturno escolar. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A amostra foi constituída por crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade de 10 a 18 anos, participantes de oficinas de basquetebol propostas por uma escola de basquete que atua no contraturno escolar em dois colégios privados da Grande Florianópolis (SC/Brasil). Utilizou-se a análise de informações contidas em registros pedagógicos (diário de campo) das aulas e relatos emitidos por familiares. Resultados e discussão: os resultados encontrados evidenciaram que nos colégios em que foram ofertadas as oficinas de basquetebol, houve um aumento do envolvimento dos alunos com os estudos e aspectos positivos no comportamento dos jovens foram observados por pessoas próximas, como familiares e professores. Conclusões: pode-se concluir que a oferta do basquetebol dentro da escola, pautada em uma metodologia focada na interação entre os alunos e na diversidade de movimentos que o esporte possui, tem fomentado o envolvimento dos praticantes tanto no esporte como nos estudos.
Referência(s)