
Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade
2021; Linguagem: Português
10.37118/ijdr.21877.05.2021
ISSN2230-9926
AutoresFrancisco Wallison Dias Costa, Wilder, Kleber Fernandes De Santana, E. P. M. SOARES, Vicente De Paulo, Anjos Landim, Elder, Cardoso Fernandes, Richardson Lemos de Oliveira, Amanda dos Santos Cabral, Monteiro Terto, Heberth, Almeida De Macedo, Davi Milan, Alessandra Ferreira, Dos Santos, Reginaldo Barbosa Nunes, Araújo Júnior, Francisco Dias Costa, Kleber Wilder, Eva Santana, Vicente Paulo Soares, Heberth Almeida De Macedo, Davì, Gestão Democrática,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoRefletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.
Referência(s)