Editorial
2018; Volume: 49; Issue: 4 Linguagem: Português
10.21865/ridep49.4.00
ISSN1135-3848
Autores ResumoEditorialÉ com muito gosto que partilho com os leitores os conteúdos deste Volume 49 da RIDEP/RIDAP, quarto volume de 2018.A publicação de quatro números num ano ocorre pela primeira vez nos vinte e três anos de vida da Revista, o que é motivo de grande regozijo e celebração.Na sequência da alteração na periocidade iniciada em 2016, os Editores têm ultrapassado a complexidade e as dificuldades inerentes ao processo editorial das publicações, sobretudo das inscritas em prestigiadas bases de dados científicas, e têm vindo a alargar a difusão e o impacto dos trabalhos produzidos por uma vasta rede de psicólogos, profissionais e académicos, estudantes e investigadores no espaço ibero-americano.Cumpre-se, assim, um dos objetivos da Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP) / Associação Iberoamericna de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP), designadamente o de promover a partilha da investigação e do desenvolvimento científico em torno da avaliação psicológica, produzida em países de língua portuguesa e espanhola.Embora a avaliação psicológica seja primordialmente um domínio da ciência clínicadados os seus fundamentos teóricos, a natureza da sua metodologia e o carácter idiográfico dos seus objetivosela constitui um domínio que comunga instrumentos com diversas áreas de investigação em psicologia e tem aplicações em múltiplos contextos, do clínico, ao da saúde, ao educacional, ao forense e ao organizacional.Neste sentido, a RIDEP tem prosseguido um valioso projeto de divulgação de temas, instrumentos e de aplicações práticas, contribuindo para o diálogo entre profissionais e investigadores que partilham interesses na avaliação psicológica e que enfrentam os inerentes desafios científicos e os cada vez mais elevados níveis de eficiência e eficácia, seja na avaliação de pessoas, de grupos, de programas de intervenção ou de serviços de psicologia.O presente Volume representa justamente a participação de diversos países do espaço iberoamericano e inclui um conjunto de catorze trabalhos provenientes do estudo de amostras da Argentina (um), Espanha (seis), Chile (quatro), Perú (um) e Portugal (dois).Todos os trabalhos são assinados por equipas de investigadores, sendo um de parceria entre investigadores de Espanha e do Chile, outro de investigadores de Portugal e do Brasil e um outro de Portugal e dos Estados Unidos da América, envolvendo globalmente quarenta e seis autores.Doze dos artigos são relativos a estudos psicométricos de instrumentos: em dois estudos são visados testes de desempenho no âmbito cognitivo (testes de raciocínio dedutivo, de atenção e de flexibilidade cognitiva) e nos restantes são estudadas versões breves de escalas de autoavaliação de dimensões psicológicas ou com impacto psicológico, designadamente: inteligência emocional; afeto positivo e negativo; empatia; vulnerabilidade suicida; autoconceito; adição à internet; competências parentais; competências emocionais em avós; autoeficácia percebida; e apoio comunitário a idosos.De salientar que em dois estudos são propostos novos instrumentos, especificamente construídos para o contexto sociocultural espanhol, designadamente a Escala de Vulnerabilidade Suicida e Teste de Raciocínio Dedutivo.Os restantes estudos incidem sobre a adaptação de instrumentos oriundos de contextos culturais diversos e reportam a constructos e dimensões como: Inteligência Emocional (EQ-1-M20); Afecto Positivo e Negativo (PANAS); Apoyo Social Comunitário; Autoconcepto (Forma 5); Competências Parentais (Parental Sense of Competence Scale); Autoeficacia Percebida; Adicción a Internet; Empatia Básica para Adolescentes; Teste de Atenção por Cancelamento; e Teste de Trilhas para Pré-escolar.Os dois artigos relativos a investigação aplicada são realizados em contexto escolar/educativo: um deles foca o efeito do exercício físico na atenção e, o outro, a natureza da relação entre as metas de realização e a inteligência emocional e relações sociais.
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