Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade
2013; Volume: 27; Issue: 54 Linguagem: Português
10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v27n53a2013-p559a578
ISSN1982-596X
AutoresAvelino da Rosa Oliveira, Kelin Valeirão,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
Resumo*Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).**Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Departamento de Filosofia da UFPel. Doutorado em andamento no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidadeResumo: O artigo visa discutir a práxis educacional na contemporaneidade, a partir do conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault. Inicialmente, apresenta-se a caracterização do conceito como ferramenta analítica para uma ontologia do presente. No segundo momento, estuda-se historicamente a escola moderna como "máquina de governamentalidade". Finalmente, trabalha-se a governamentalidade ligada à práxis educacional na atual sociedade de controle. Conclui-se que a práxis educacional na contemporaneidade atua como um dispositivo que funciona em sintonia com a forma de governamentalidade da sociedade de controle, contribuindo para capturar não mais corpos dóceis, mas flexíveis e ajustados às emergentes necessidades da sociedade.Palavras-chave: Educação. Crise da escola. Práxis educacional. Governamentalidade. Sociedade de controle.Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade Abstract: Grounded on the concept of governmentality, developed by Michel Foucault, the paper aims at discussing educational praxis in contemporaneity, First, the characterization of the concept is introduced as an analytical tool for an ontology of the present. After, modern school is historically studied as a "governmentality machine". Finally, governmentality is linked to educational praxis in the contemporary control society. It is concluded that educational praxis in contemporaneity operates as device that works in accordance with the governmentality forms of the control society, helping capture not anymore docile bodies but flexible ones, well adjusted to the emergent social needs.Keywords: Education. School crisis. Educational praxis. Governmentality. Control society.Data de registro:08/10/2011Data de aceite:02/05/2012Referências:BAUMAN, zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas.Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1999.COMÉNIO, Jean Amós. Didactica magna. Praga, 1957.DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In:______. Conversações:1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992, p. 219-226.FOUCAULT, Michel.Microfísica do poder.Tradução e organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. 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Referência(s)