
DISCURSO, DESCOLONIZAÇÃO DO SABER E DIVERSIDADE ÉTNICA E RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15687/rec.2014.v7n2.199218
ISSN1983-4896
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoINTRODUÇÃOUm dos principais nomes associados ao pensamento descolonial, Walter Mignolo aponta, num texto de 2007, situações que estariam suscitando não só a necessidade de um alargamento da matriz de pensamento dominante nos países ocidentais, mas também a questão de que nova forma de pensamento é capaz de interpelar e expressar essas novas realidades.Mignolo aponta, de modo sintético, sugestivo, a direção dessas novas situações enquanto se pergunta sobre o que elas implicam para a ideia de uma "teoria crítica" da sociedade:Como encaramos o projeto da "teoria crítica" de Horkheimer hoje, quando "revoluções" globais e pluri-versais estão ocorrendo, a partir da di-versidade e pluri-versidade das muitas histórias locais que nos últimos 500 anos (algumas nos últimos 250 ou talvez apenas 50 anos), não puderam evitar o contato, conflito e cumplicidade com o Ocidente (por exemplo, o cristianismo ocidental, sua secularização e a relação com o capitalismo e seu oposto, o socialismo/marxismo
Referência(s)