Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DISCURSO, DESCOLONIZAÇÃO DO SABER E DIVERSIDADE ÉTNICA E RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15687/rec.2014.v7n2.199218

ISSN

1983-4896

Autores

Joanildo Burity,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

INTRODUÇÃOUm dos principais nomes associados ao pensamento descolonial, Walter Mignolo aponta, num texto de 2007, situações que estariam suscitando não só a necessidade de um alargamento da matriz de pensamento dominante nos países ocidentais, mas também a questão de que nova forma de pensamento é capaz de interpelar e expressar essas novas realidades.Mignolo aponta, de modo sintético, sugestivo, a direção dessas novas situações enquanto se pergunta sobre o que elas implicam para a ideia de uma "teoria crítica" da sociedade:Como encaramos o projeto da "teoria crítica" de Horkheimer hoje, quando "revoluções" globais e pluri-versais estão ocorrendo, a partir da di-versidade e pluri-versidade das muitas histórias locais que nos últimos 500 anos (algumas nos últimos 250 ou talvez apenas 50 anos), não puderam evitar o contato, conflito e cumplicidade com o Ocidente (por exemplo, o cristianismo ocidental, sua secularização e a relação com o capitalismo e seu oposto, o socialismo/marxismo

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