Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estética organizacional

2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 8; Issue: 21 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302001000200002

ISSN

1984-9230

Autores

Thomaz Wood, Paula Csillag,

Tópico(s)

Design Education and Practice

Resumo

Estamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Neste ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propomos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenos organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.

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