
GOVERNANCA EM TI: UM ESTUDO DO FRAMEWORK ITIL
2019; Linguagem: Português
10.5748/16contecsi/itm-6083
ISSN2448-1041
AutoresADRIANO CESAR SANTANA, RENAN VICENTINI,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoNos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem sido tratada por alguns grupos de discussão como estratégica para a competitividade das empresas e para outros grupos como commodity. Independentemente dos pontos de vista apresentados, os investimentos em TI crescem a cada ano e, como resultado, a demanda por retornos de TI também aumentou. Para destacar esse retorno e alinhar a TI aos negócios, muitas empresas estão tomando iniciativas relacionadas à governança de TI (Governança de TI). O GTI consiste em um conjunto de processos e controles que visa permitir que a TI agregue valor ao negócio. Este trabalho tem como objetivo propor uma solução de gerenciamento de serviços utilizando ITIL como modelo de governança de TI, apresentando aspectos relevantes de seu uso, detectando as formas de alinhamento com as estratégias organizacionais e de harmonização com a atividade empresarial. Também demonstra que o alinhamento estratégico entre negócios e TI estabelece fatores que facilitam a conquista do objetivo de alcançar vantagem competitiva, desenvolvendo e sustentando uma relação próxima entre os dois. Além disso, relata como a governança de TI deve buscar harmonizar as estratégias da empresa com os arranjos de governança, que, por sua vez, devem ser monitorados por metas de desempenho de negócios.
Referência(s)