Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Financeira

2013; Faculdade de Tecnologia Eniac; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22567/rep.v2i1.108

ISSN

2316-2341

Autores

Maria de Fátima Abud Olivieri,

Tópico(s)

Microfinance and Financial Inclusion

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições teóricas no segmento emergente no mercado, intitulado de Educação Financeira, trazendo à discussão conceitos de Educação e Finanças, bem como a maneira como estes são empregados nas escolas, nos dias atuais. Esta reflexão sobre a Educação financeira está apoiada nas contribuições teóricas de autores como Abreu Filho, Pereira e que discutem as questões sobre finanças, orçamento doméstico, dinheiro e maneiras como as pessoas lidam com este último. As principais contribuições deste artigo é o de mostrar que a educação financeira é um processo constante de aprendizagem, que desenvolve a capacidade integral do ser humano para tomar decisões sobre muitos aspectos da vida, inclusive aqueles afetos à questão do dinheiro para viver bem e equilibradamente; que é um processo interno e individual, que só é desenvolvido pela vivência e experiência; e por fim, que o processo de educação financeira deve começar na primeira infância, na relação dinheiro com o obter doces e brinquedos.

Referência(s)