Artigo Acesso aberto Revisado por pares

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2000; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 58; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0004-282x2000000600035

ISSN

1678-4227

Resumo

O Capítulo 2 -" Organização da memória em estruturas têmporo-mesiais na idade desenvolvemental" -mostra que lesões muito precoces causam deficits da memória de diferente severidade e tipologia relacionadas à idade em que estas lesões atingem o sistema nervoso (SN) em desenvolvimento, particularmente as situadas no hipocampo, as quais comprometem a capacidade em adquirir modalidades complexas de comunicação verbal e social em organizar um mapa cognitivo pessoal e único.Já, lesões mais tardias causam amnésia de diferentes severidades, com prejuízo da memória episódica e preservação da memória semântica se a lesão estiver localizada no hipocampo, ou em ambos os tipos de memória, se a localização da lesão abranger, além do hipocampo, também o parahipocampo.O Capítulo 3 -" Especialização hemisférica em crianças acalósicas" -mostra a experiência de D. Riva com 5 crianças com agenesia do corpo caloso e inteligência normal, porém, sem outras alterações do SN e nas quais foram aplicadas testes taquistoscópicos (tachistoscopic) e dicápticos (dichaptic ou procedimentos dicotômicos) envolvendo material verbal e não-verbal e cujos resultados foram comparados com crianças normais de mesma idade e escolaridade.Os resultados mostraram que as crianças com agenesia do corpo caloso não mostraram diferenças entre os hemisférios cerebrais ou os hemicampos (visuais).O Capítulo 4 -" Comunicação inter-hemisférica em crianças com agenesia do corpo caloso" -de D. Brizzolara e P. Brovedani, da Universidade de Pisa, apresenta revisão da literatura, além da citação de 2 trabalhos dos autores sobre o assunto (incluídos nas referências), em que concluem que estas crianças são um exemplo excelente da plasticidade e reorganização cerebrais.Apresentam mais de 50 diferentes distúrbios que podem estar associados à agenesia total ou parcial do corpo caloso (retirados das referências) e mostram que há ausência da "síndrome da desconexão" em crianças que nasceram sem corpo caloso.Acham eles que vias extra-calosais devem compensar a ausência congênita do corpo caloso.No Capítulo 5 -" Lesões adquiridas do corpo caloso" -G.Tassinari, da Universidade de Verona, aborda várias causas desta situação em que se apresenta o "split-brain", isto é, o cérebro dividido e a síndrome da desconexão, revendo várias séries clínicas e apresentando sua própria experiência.Discute a desconexão na anomia, alexia e apraxia e apresenta o fenômeno do "split-chiasm", estudando as diferenças "cruzado-não cruzado" (cross-uncrossed difference) e analisando também a atenção e "split-brain".

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