Editorial
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17851/1983-3652.4.2.1-1
ISSN1983-3652
AutoresAna Cristina Fricke Matte, Daniervelin Renata Marques Pereira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoÉ com grande entusiasmo que trazemos para sua leitura este número da revista Texto Livre, com 12 artigos versando sobre tão variados temas, como: educação, documentação de software, análise do discurso, aplicativos web, ambientes online de aprendizagem, inclusão digital de surdos e licenças livres. A seção Educação e Tecnologia desta edição traz cinco artigos: Denise Sodré Dorjó, em "RELAÇÕES AFETIVAS: REAIS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA", discute a questão da afetividade como elemento de grande importância para o sucesso da educação a distância. Marcos Antônio Pereira Coelho, Fabiana Aguiar de Miranda, Jeferson Cabral Azevedo, Joyce Vieira Fettermann, Carlos Henrique de Souza Medeiros e Daniella Costantini das Chagas Ribeiro, em “O USO DO CMS JOOMLA E SUAS FERRAMENTAS HIPERTEXTUAIS NA PRODUÇÃO DE SITES EDUCATIVOS E DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE”, defendem o emprego do sistema de administração de conteúdos, Joomla, como importante dispositivo para auxiliar a produção e organização de material didático nas escolas. Darlene Teixeira Castro, em “POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM PALMAS - TO: O PROJETO PALMAS VIRTUAL”, discute sobre meios de se sair do discurso sobre a inclusão digital para sua prática efetiva, tendo como base um projeto desenvolvido em Palmas-TO. Adriana Paula da Silva Amorim traz, em “USO DE FERRAMENTAS DA INTERNET NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA VISÃO DE ESTUDANTES DE LETRAS-PORTUGUÊS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL”, resultados de uma pesquisa sobre o uso de gêneros e de ferramentas da internet por estudantes de Letras na Universidade Federal do Ceará. Por fim, Heloísa Andreia de Matos Lins, em “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (TAMBÉM DIGITAIS) DE ALUNOS SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO”, considera as práticas pedagógicas no Ensino Fundamental para refletir sobre a inclusão de alunos surdos. A seção Documentação de Software Livre traz o artigo de Maria de Fátima Franco, “AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DO SOFTWARE EDUCATIVO DE AUTORIA ELO”, em que ela avalia a documentação do software ELO segundo normas de qualidade ISO/IEC 9126-1. A seção Produção Textual e Tecnologia traz dois artigos, um sobre ensino de línguas e outro sobre retextualização. O primeiro, de autoria de Marco Sbicego, discute a utilização da Wikipedia como recurso para produção textual no ensino da língua italiana: "DALL'ALTRA PARTE DI WIKIPEDIA: MIGLIORARE LA PRODUZIONE DI TESTO IN ITALIANO L2 ATTRAVERSO L'EDIZIONE DI VOCI DELL'ENCICLOPEDIA LIBERA ONLINE". Já o artigo "OPERAÇÕES DE RETEXTUALIZAÇÃO EM TEXTOS DIVULGADOS EM SITES E NO TWITTER - O CASO DOS PERFIS DAS UNIVERSIDADES PIAUIENSES", de Leila Rachel Barbosa Alexandre, Bruno Diego de Resende Castro e Maria Lourdilene Vieira, focaliza a retextualização em processos de passagem de um gênero online a outro.A seção Linguística e Tecnologia trata de duas questões caras à análise do texto e do discurso: gêneros textuais online e variação discursiva e sua relação com o imaginário na rede. Em "AS HEMEROTECAS DIGITAIS DISCURSIVIZADAS NA WEB: HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E FORMAÇÃO IMAGINÁRIA NA REDE", Francis Lampoglia, Valdemir Miotello e Lucília Romão comparam dois sites de jornais (O Estadão e Última Hora) à luz da Análise do Discurso de linha francesa. Júlio Araújo e Lucas Lima de Vasconcelos, por sua vez, discutem a questão dos gêneros como práticas de linguagem na web 2.0 e da tradução intergêneros, tendo como pano de fundo resultados de pesquisa realizada na UFC: "WEB 2.0 E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM: NOVOS GÊNEROS?".A seção Licenças Livres traz o artigo de Honácio Braga de Araújo, "CREATIVE COMMONS E O DIREITO À CULTURA LIVRE: AS LICENÇAS CRIATIVAS FRENTE ÀS LIMITAÇÕES DO DIREITO AUTORAL NA INTERNET", o qual discute a lei brasileira de copyright, de caráter protecionista, no contexto atual do compartilhamento pela internet. Por fim, na seção Comunicação e Tecnologia, Dalton Martins propõe, em seu artigo “PRODUÇÃO COLETIVA E ATIVAÇÃO DE REDES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ATIVISMO SOCIAL”, uma análise das interações em redes sociais, apontando vantagens para as ações coletivas de grupos. Desejamos a todos uma boa leitura dos artigos apresentados nesta edição.Ana Cristina Fricke Matte e Daniervelin Renata Marques Pereira
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