Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Motivações de compra e hábitos de consumo: Um estudo com apreciadores de cerveja artesanal

2019; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21714/19-82-25372019v13n1p1231

ISSN

1982-2537

Autores

Ana Cristina Ferreira, Michele Morais Oliveira Pereira, Daniel Carvalho de Rezende, Alessandro Santos Vieira,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este artigo teve por objetivo verificar as motivações para o consumo de cervejas artesanais, bem como os hábitos de consumo do produto e a relação deste consumo com a harmonização do produto com alimentos. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, em que foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal. Por meio da análise de conteúdo, identificou-se os motivos para consumo da cerveja artesanal e os hábitos de consumo de cerveja artesanal, subdivido-os em aquisição do produto, momentos de consumo e harmonização gastronômica. Evidenciou-se que se bebe cerveja artesanal com amigos e familiares ou sozinho. O consumo acontece em pequenos grupos de pessoas, geralmente aos finais de semana, em casa, e também em pubs e restaurantes. Se bebe em menor quantidade e melhor. Um grupo prioriza a harmonização gastronômica da cerveja artesanal, enquanto outros a consomem por si só. O estudo contribui na melhor compreensão do comportamento de apreciadores de cerveja artesanal e por traduzir os desejos e expectativas destes consumidores, bem como os hábitos de consumo.

Referência(s)