
Motivações de compra e hábitos de consumo: Um estudo com apreciadores de cerveja artesanal
2019; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21714/19-82-25372019v13n1p1231
ISSN1982-2537
AutoresAna Cristina Ferreira, Michele Morais Oliveira Pereira, Daniel Carvalho de Rezende, Alessandro Santos Vieira,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoEste artigo teve por objetivo verificar as motivações para o consumo de cervejas artesanais, bem como os hábitos de consumo do produto e a relação deste consumo com a harmonização do produto com alimentos. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, em que foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal. Por meio da análise de conteúdo, identificou-se os motivos para consumo da cerveja artesanal e os hábitos de consumo de cerveja artesanal, subdivido-os em aquisição do produto, momentos de consumo e harmonização gastronômica. Evidenciou-se que se bebe cerveja artesanal com amigos e familiares ou sozinho. O consumo acontece em pequenos grupos de pessoas, geralmente aos finais de semana, em casa, e também em pubs e restaurantes. Se bebe em menor quantidade e melhor. Um grupo prioriza a harmonização gastronômica da cerveja artesanal, enquanto outros a consomem por si só. O estudo contribui na melhor compreensão do comportamento de apreciadores de cerveja artesanal e por traduzir os desejos e expectativas destes consumidores, bem como os hábitos de consumo.
Referência(s)