
Raça, classe e etnia nos estudos sobre e em Cabo Verde: as marcas do silêncio
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 45 Linguagem: Português
10.1590/s0002-05912012000100006
ISSN1981-1411
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente texto busca problematizar e compreender a forma como o contexto social influencia o processo de produção de conhecimento e como, implícita ou explicitamente, também influencia as escolhas temáticas e teórico-conceptuais, conduzindo a simulações e dissimulações, presenças e ausências. Centrando no caso cabo-verdiano e, especificamente, nos estudos de ciências sociais e humanas sobre Cabo Verde e, majoritariamente produzidos por cabo-verdianos, mostra-se existir, de forma quase unânime, uma ausência de categorias analíticas relevantes, tais como "classes sociais ", raça" e "etnia/etnicidade", para o estudo explicação da formação social cabo-verdiana. Em contrapartida, categorias, como " identidade", "cultura", "nação", "cabo-verdianidade" tendem a ser regidas como conceitos explicativos de referência.
Referência(s)