Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola.

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 36 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.305

ISSN

2358-0194

Autores

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo procura analisar o que dizem e o que silenciam os professores e professorasda cidade sobre os alunos e alunas da roça; como representam os alunos e as alunasda roça em suas práticas discursivas/pedagógicas. Por entender que as identidadessão pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivasconstroem para nós, busco analisar as práticas discursivas que se materializam na escolada cidade e que materializam as identidades dos alunos e alunas da roça, por meio dainscrição desses sujeitos nos discursos escolares dos professores e professoras, sendoeste um espaço de ancoração simbólica e cambiante dos sentidos e saberes fundadoresde identidades. Portanto, este texto traz práticas discursivas/pedagógicas desenvolvidasna escola da cidade, desvelando os sentidos produzidos sobre os alunos e alunas da roçapor meio dos relatos dos professores e professoras do Programa Educação de Jovense Adultos (EJA) do município de Serrolândia (BA) e pelas atividades desenvolvidasnas salas de aula, mostrando os fios discursivos tecidos na escola na “legitimação”,desconstrução, contestação e negociação da identidade e dos saberes do aluno e alunada roça que estudam na cidade.

Referência(s)