EU ERA A CARNE, E AGORA, SOU A PRÓPRIA NAVALHA – PESQUISAS VISCERAIS EM ALFABETIZAÇÃO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 21 Linguagem: Português
10.22409/revistaleph.v0i21.24889
ISSN1807-6211
AutoresRodrigo Torquato da Silva, Luciana Pire,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: O artigo surge nos atravessamentos entre duas pesquisasmergulhadas no cotidiano de escolas públicas em periferias do Estado doRio de Janeiro. Nosso desafio foi problematizar as questões atuais para aescola e a formação de professores, segundo a perspectiva dapluridimensionalidade: a dimensão técnica e metodológica, a dimensãoteórico-epistemológica e a dimensão político-social. Há, ainda, aemergência do conceito de pesquisadores e pesquisas viscerais a partirdas experiências de quem viveu na própria carne as problemáticasestudadas.Palavras-chave: Alfabetização, classe popular, pesquisas viscerais eviolências.Abstract: The article appears in the crossings between two searchesdipped in everyday public school in the outskirts of the State of Rio deJaneiro. Our challenge was to discuss the current issues for the schooland teacher education from the perspective of multidimensionality:technical and methodological dimension, the theoretical-epistemologicaldimension and the socio-political dimension. There is also the emergenceof the concept of visceral researchers and research from the experiencesof those who lived in their own flesh the studied.Key words: literacy, popular classes, visceral researches and violence’scontext.
Referência(s)