Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A iniciação à docência na formação de professores de Química: um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47149/pemo.v3i1.4046

ISSN

2675-519X

Autores

Francisco Karisson Chagas Lima, Francisco Nunes de Sousa Moura, Wanderson Diogo Andrade da Silva,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este estudo se debruça sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da formação de professores de Química. Ainda que não contemple todos os alunos dos cursos de licenciatura, o programa tem seu valor ao fomentar a aproximação das instituições de ensino superior às escolas de educação básica. Nesse sentido, objetivamos analisar as percepções de bolsistas de um subprojeto de Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior, localizada no interior do Ceará, quanto às contribuições do programa para sua formação inicial. Os dados foram gerados com a aplicação de questionário semiestruturado, analisados com base na significação das respostas. São revelados os impactos do programa para a formação dos futuros professores de Química à medida em que são inseridos no espaço escolar que requer deles o desenvolvimento de habilidades para lidar com a dinâmica do trabalho docente.

Referência(s)