Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Jogos Literários em Nove Noites, de Bernardo Carvalho

2013; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v11n1p49-66

ISSN

2674-6085

Autores

D. Scheidt,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo examina a presença de jogos literários no romance Nove noites, de Bernardo Carvalho (2002). Extensiva e conscientemente, Carvalho faz uso de quatro estratégias narrativas que, segundo a definição de Peter Hutchinson, podem ser consideradas como “jogos literários”: (i) a manipulação da referencialidade e da ficcionalidade literárias, (ii) o estabelecimento de paralelismos em diferentes níveis da narrativa, (iii) o emprego de recursos narrativos que exploram formas não tradicionais de foco narrativo: narração vacilante, autoconsciência e narrador não confiável e (iv) a proposição de um enigma, com a simultânea adoção e subversão da fórmula da história de detetive.

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