
BIG DATA E A EVOLUCAO DAS PRATICAS DE AUDITORIA INTERNA PELO USO DE TECNOLOGIAS DE ANALISE DE DADOS
2019; Linguagem: Português
10.5748/16contecsi/dsc-6411
ISSN2448-1041
AutoresMarcio Kawahara Iguma, Édson Luiz Riccio,
Tópico(s)Big Data and Business Intelligence
ResumoBig data é o termo que define o conjunto de “ativos de alto volume, velocidade e variedade de informação que demandam custo-benefício, de formas inovadoras de processamento de informações para maior visibilidade e tomada de decisão” (Gartner, 2012). As grandes companhias de TI como IBM, Google, Yahoo e Amazon foram pioneiras em soluções de armazenamento e extração de informação útil a partir do Big Data sendo, posteriormente, adotadas por outros setores como medicina, meteorologia, biologia, finanças, marketing e seguros. Taurion (2013) relata que as empresas que saírem na frente na utilização de Big Data terão vantagens competitivas sustentáveis. De acordo com estudos de Mayer-Schonberger (2013), as empresas que efetivamente utilizam Big Data são 5% mais produtivas e 6% mais lucrativas em relação aos seus competidores. Os recentes avanços tecnológicos na velocidade de processamento de dados, armazenamento em nuvem (cloud), e a expansão das redes sociais facilitaram o acesso e a natureza dos dados que podem ser capturados e armazenados para uso posterior. McAfee e Brynjolfsson (2012) estimaram que cerca de 2,5 exabytes de dados são criados a cada dia e que este número irá dobrar a cada 40 meses, aproximadamente. O poder de processamento e a capacidade de armazenamento foram comoditizados tornando Big Data possível para organizações de todos os tamanhos. Ao mesmo tempo, aplicativos de software para analisar grandes volumes de dados, assim como sofisticadas ferramentas de visualização de dados, foram desenvolvidos para aumentar a capacidade de indivíduos em compreender a história contada pelos dados (Earley, 2015) e, com o uso de avançadas técnicas de Data analytics, por meio de algoritmos matemáticos e estatísticos, derivar significados e identificar padrões, correlações e tendências, e assim extrair informação relevante do Big data. Da mesma forma que o mundo dos negócios vem sofrendo impactos pelos insights fornecidos pelo Big data, a auditoria interna vem adequando-se a este cenário de inovações tecnológicas e transformações nos modelos e processos de negócios, visto que os fenômenos empresariais que fazem parte do seu escopo de avaliação estão datificados. Dataficação (datafication), conceito distinto de digitalização, é o processo de transformar interações sociais e empresariais num formato quantificado de forma que possam ser tabulados e analisados (Mayer-Schoenberger; Cukier, 2013). Deste modo, Big data é caracterizado também pela capacidade de traduzir em dados muitos aspectos do mundo que nunca foram quantificados antes. Assim como as empresas clientes de auditoria estão aumentando a confiança em análises de Big data para dirigir suas estratégias operacionais, de marketing e desenvolvimento de produtos e, a auditoria interna deverá lidar com a necessidade de assegurar validade e veracidade dos resultados de Big data, à medida que o uso de Big data produz impacto material no desempenho dessas empresas (Alles; Vasarhelyi, 2014). Considerando que, tipicamente, a tecnologia é desenvolvida, incorporada aos negócios e posteriormente integrada à contabilidade e à auditoria (Moffitt; Vasarhelyi, 2013), Big data e analytics é um tema que vem recebendo destaque em diversos artigos relacionados à auditoria interna. Os resultados do presente estudo podem contribuir para prover elementos relevantes para uma maior compreensão do grau de aceitação e efetividade da utilização de soluções de Big data e analytics e sua influência na evolução das práticas de auditoria interna nas organizações no cenário brasileiro.
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