
Abra seus olhos: destruição, colonialismo e o primitivo no museu
2020; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/eda-v1-n1-2020-54722
ISSN2675-4576
AutoresEmerson Dionísio Gomes de Oliveira,
Tópico(s)Museums and Cultural Heritage
ResumoPela perspectiva da instalação “Abra seus olhos” do artista Kader Attia, este artigo busca compreender as conexões entre a produção de Attia e a curadoria da exposição Picasso Primitivo. Apresentadas no mesmo período no Museu du Quai Branly, em Paris, obra e exposição nos ajudam a traçar um itinerário nocional que abrange o conceito de primitivo, a ideia de reparação, a apropriação de artefatos etnográficos pelo sistema das artes visuais e a manipulação de imagens históricas. Para tanto, um pequeno conjunto de exposições, curadorias e interpretações críticas foram selecionadas para construir uma possível história da arte. Assim, pela presença num mesmo espaço museológico, apresentamos uma narrativa que coliga produções artísticas e culturais cujas intenções estão desenhadas em temporalidades distintas.
Referência(s)