A patrimonialização dos teatros brasileiros em 1963: o Teatro Sete de Abril, em Pelotas, e o Teatro Arthur Azevedo, em São Luís
2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21726/rccult.v8i2.799
ISSN2316-395X
AutoresEduardo Roberto Jordão Knack, Ariadne Ketini Costa de Alcântara,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo principal tecer algumas reflexões teóricas sobre o processo de tombamento de um conjunto de teatros brasileiros encaminhados ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT), com destaque para o Teatro Sete de Abril, em Pelotas, e o Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. As considerações de ordem teórica e metodológica buscam abordar o diálogo entre o SPHAN, o SNT e agentes locais (do poder público ou da sociedade civil), as relações entre atribuição de valor, memória e patrimônio nessas diferentes esferas (o nacional, com o SPHAN, e o local, com os sujeitos envolvidos no processo) e o papel das fotografias nesses processos.
Referência(s)