
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
2012; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18675/2177-580x.vol3.n1.p171-185
ISSN2177-580X
AutoresMaria do Carmo Galiazzi, Alessandra Aparecida Viveiro, Ângela Maria Zanon, Angélica Góis Morales, Daniela Gonçalves de Abreu, Edna Ferreira Costa do Sim, Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira, Márcia Vieira Silva, Nazaré Araújo da Fonseca, Sônia Maria Marchiorato,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados.
Referência(s)