Editorial Acesso aberto

Editorial

2018; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/muspop.v5i2.13132

ISSN

2316-7858

Autores

Martha Tupinambá de Ulhôa, Rafael dos Santos, Adelcio Camilo Machado,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Não é difícil notar que a década de 1960 no Brasil foi marcada por grande efervescência na produção em música popular, com destaque para a consolidação da bossa nova, a produção dos grupos de música instrumental com foco na improvisação de orientação jazzística, o surgimento de programas musicais na televisão, a popularização da jovem guarda, a emergência dos festivais da canção, a aproximação da canção popular com os debates políticos e a eclosão do tropicalismo musical. Igualmente digno de nota é o fato de que toda essa produção foi acompanhada por um amplo debate na sociedade, o que, por sua vez, estimulou também o surgimento de trabalhos acadêmicos sobre esse repertório. Assim, talvez não seja exagero afirmar que os diversos agentes ligados à música popular dos anos 1960, bem como sua produção artística e crítica, tornaram-se uma espécie de cânone dos estudos em música popular no Brasil.

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