Artigo Acesso aberto Revisado por pares

El sujeto migrante posmoderno en la literatura-mundo

2018; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21142/des-01001-2018-217-230

ISSN

2415-0959

Autores

Carlos Manuel Arámbulo López,

Tópico(s)

Gender, Health, and Social Inequality

Resumo

Este artigo faz parte da tese de doutorado em educação intitulada «A política pública educacional de Simón Rodríguez para Peru e Bolívia (1824-1854)», (Mazilão Filho, 2017), que analisa a atuação de Rodríguez como ministro da Educação nos governos de Simón Bolívar e de Sucre no Peru e na Bolívia (1825-1826). A principal caracterís- tica desta política educacional foi seu caráter anticlerical radical, na medida em que «aplicou» ao financiamento da «beneficência pública» a maior parte do patrimônio do clero regular, transformando conventos e monastérios em escolas, colégios, hospitais e hospícios, e os sacerdotes em professores. Contudo, o clero tratou de resistir e sabotar a atuação de Rodríguez, acusando-o de «inimigo do trono e do altar» que pretendia destruir a religião católica. O foco deste artigo, portanto, é a atuação de Rodríguez durante a ditadura de Bolívar no Peru, em 1825

Referência(s)