
Análise da variação do tempo dedicado ás viagens urbanas da população de Manaus – AM, em função do modo de transporte utilizado
2012; Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Territorio; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17127/got/2012.1.004
ISSN2182-1267
AutoresAline Damaceno Leite, Geraldo Alves de Souza,
Tópico(s)Urban Transport and Accessibility
ResumoA ausência de planejamento, característica da maioria dos bairros de Manaus deixou como herança um sistema viário incompatível com o tamanho atual da cidade. Neste artigo busca-se analisar a variação do tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus em função de três diferentes modos de transporte: ônibus, micro-ônibus e automóvel. Receptores do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e recursos de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) foram utilizados para levantar e tratar os dados das viagens urbanas realizadas. Considera-se (por tudo o que o trabalho permitiu concluir), que a metodologia adotada foi bastante consistente para o reconhecimento da variação de desempenho de modos de transporte investigados. Os percursos mais longos permitiram melhor desempenho que os mais curtos, notadamente influenciado pela área central da cidade, que registrou os trechos mais lentos para os três modos. http://dx.doi.org/10.17127/got/2012.1.004 Data de submissão: 2012-05-31 Data de aprovação: 2012-06-30 Data de publicação: 2012-06-30
Referência(s)