Artigo Acesso aberto Revisado por pares

De palavras e imagens: estigmas sociais em discursos audiovisuais

2009; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30962/ec.v12i1.377

ISSN

1808-2599

Autores

Rosana de Lima Soares,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O tema deste artigo localiza-se na articulação de dois campos aparentemente distantes: os discursos midiáticos, em suas formas audiovisuais, e o estudo da questão dos estigmas sociais. A tematização desses estigmas é um processo específico presente nas mídias, tomado aqui como objeto de estudo. Entre os objetivos do texto está apresentar como se opera, nas mídias, a construção de estigmas sociais e suas configurações predominantes, a partir de leitura e análise de discursos audiovisuais. Na primeira parte do artigo, discutimos teoricamente a questão dos estigmas sociais e algumas de suas relações com as mídias; na segunda parte, observamos as mídias para refletir sobre os estigmas sociais a partir de um conjunto de filmes, destacando a minissérie televisiva Antônia e o longa-metragem homônimo exibido nos cinemas. Ao longo do texto, a referência a jornais e revistas, o acompanhamento de telejornais e programas televisivos, bem como de produções cinematográficas, contribuirão para a demonstração das questões tratadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX