Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Animação em aula: Os heróis dos desenhos animados no ensino de história

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/rcc.v3i1.40549

ISSN

2447-4886

Autores

Mário Marcello Neto,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisas em andamento sobre o uso de desenhos animados como fontes no Ensino de História. Ao iniciarmos os estudos acerca do tema, nos deparamos com inúmeras relações entre os Quadrinhos e os Desenhos Animados. A mais significativa perpetuação de elementos presentes nas HQ’s representada nos quadrinhos é a imagem do Herói. Aqui, Através da análise do desenho produzido pela DC Comics, Liga da Justiça (2001), tentaremos estabelecer relações destes elementos que acabam formando o imaginário social de uma parcela da sociedade. Para isso, além da análise dos desenhos supracitados, foi feita uma densa revisão bibliográfica, permitindo que este trabalho obtivesse um aporte teórico suficiente para problematizar o tema.

Referência(s)
Altmetric
PlumX