Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ICONICIDADE E SUAS FUNCIONALIDADES

2011; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3738/1982.2278.545

ISSN

1982-2278

Autores

Josiane Freitas Barbosa, Cleide Aparecida Prado, Sandra Valéria Barbosa de Souza Lima,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este estudo tem como objetivo demonstrar o princípio da iconicidade em sua funcionalidade, trabalhando com a linguagem da imagem. Essa funcionalidade será apresentada através de alguns conceitos sobre a semiótica no que diz respeito à comunicação não verbal, visando à importância dos ícones contidos nas imagens sobre o tabaco. no estudo realizado fica evidente o potencial icônico dos signos não verbais e de como o elemento iconicidade garante ao enunciador a interpretação da ideia , garantindo assim a eficiência das mensagens. O trabalho em questão foi desenvolvido baseado nos conceitos teóricos de Bleiktein (1992), Pierce entre outros, e através de imagens altamente icônicas de imagens veiculadas pela internet.

Referência(s)
Altmetric
PlumX