
Políticas culturais e livros didáticos de História: Rocha Pombo na capital da República (1897-1929)
2019; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 19; Linguagem: Português
10.4025/rbhe.v19i0.42980
ISSN2238-0094
AutoresMaria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho propõe uma reflexão sobre os nexos entre projetos editoriais, elaborados por meio de políticas culturais, produzidas no cenário brasileiro dos anos iniciais do século XX, e a publicação de livros didáticos de História. Toma como eixo de análise o trajeto intelectual de José Francisco da Rocha Pombo (1857- 1933) para abordar questões referentes ao tema. Desenvolvido com intenções de contribuir com a história da disciplina, atenta-se para o trajeto do letrado paranaense na configuração de uma identidade socioprofissional que se constitui por meio de práticas editoriais e de uma historiografia didática nacional no conturbado início da república brasileira na cidade do Rio de Janeiro. Afirma que o caminho tomado por Rocha Pombo é representativo de estratégias editoriais produzidas como dispositivos de organização de regras para práticas escolares, o que possibilitou traçar o caminho da profissionalização docente no decorrer do século XX.
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