Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sensibilidade Como Ferramenta Acadêmica: a Experiência do Programa de Educação Tutorial Vila Boa

2016; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18224/frag.v26i1.4710vc

ISSN

1983-7828

Autores

Lívia Barbosa, Maria Meire de Carvalho, Paulo Dante Neto, Laís Gonçalves Vitorino,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo: o Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Goiás da Regional Goiás, da Cidade de Goiás (PET Vila Boa) surge em uma perspectiva crítica, com uma proposta de resistência à prática científica tradicional por meio da incorporação de novas ferramentas acadêmicas em suas atividades de pesquisa e extensão. A crítica pós-moderna e os debates sobre gênero fundamentam as discussões e servem como base para a construção coletiva do exercício da sensibilidade. Esse artigo revisa a ideia da sensibilidade como uma ferramenta acadêmica fundamental para a promoção de uma prática científica mais próxima das necessidades humanas e da complexidade das demandas sociais. Palavras-chave: Sensibilidade. Estudos de gênero. Crítica pós-moderna. Programa de Educação Tutorial.

Referência(s)