Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Elections and social media: Interaction and participation on Facebook during the campaign for the Brazilian Chamber of Deputies in 2014

2017; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21878/compolitica.2017.7.1.111

ISSN

2236-4781

Autores

Felipe Murta, Arthur Ituassu, Letícia Capone, Luiz Leo, Roberta La Rovere,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esta pesquisa procura analisar o potencial interativo e participativo das páginas de campanha no Facebook de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 no Brasil. Para tanto, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição para deputado federal pelo Rio de Janeiro durante os 30 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos oito perfis, ficou claro observar que: a) não parece haver relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação alcançadas; b) parece haver relações significativas entre os temas "plataforma de campanha" e "registro de atividades" com o número de compartilhamentos e comentários.

Referência(s)
Altmetric
PlumX