Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revista “América: a voz dos americanos” (1947-1950)?

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17851/2526-4494.1.2.44-58

ISSN

2526-4494

Autores

Marcus Vinicius Costa Lage,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar as representações do futebol profissional e, mais precisamente, do América Futebol Clube de Belo Horizonte veiculadas pela revista América: a voz dos americanos editada na capital mineira entre novembro de 1947 e janeiro de 1950. Por meio da investigação da coletividade que viabilizou a publicação, a revista América se apresentou como um produto de jornalistas esportivos profissionais da cidade e de grupos políticos do clube. Essa dupla vinculação impactou o discurso da revista que, assim, enquadrou os assuntos políticos do clube, em um momento ou outro, na cobertura popular do futebol, contemplando tanto a perspectiva do lucro e do mercado editorial, como a preocupação dos dirigentes esportivos com a legitimação de suas ações.

Referência(s)