O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz
2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 36 Linguagem: Português
10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.308
ISSN2358-0194
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo da historiografia na perspectiva da História Cultural vem ampliando ocampo da História, incluindo novos objetos, novas temáticas, destacando-se dentreeles o papel de personagens e intelectuais. Neste trabalho utilizou-se da abordagembiográfica para reconstruir a trajetória do professor Acrísio Cruz (1906-1969). A análisedocumental, os contatos informais e a realização de entrevistas semiestruturadaspossibilitaram compreender a atuação e as iniciativas desse professor e as mudançasno campo educacional sergipano. Em seu itinerário profissional, atuou como diretorde grupo escolar, como diretor da Instrução Pública, preocupando-se com o ensino ea formação de professor para o meio rural. Esse intelectual, com o apoio do InstitutoNacional de Estudos Pedagógicos (INEP), empreendeu um plano de construção de maisde 200 escolas rurais, proporcionando melhores condições de moradia ao professore ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Seu projeto recebeu reconhecimentopor parte das autoridades e dirigentes brasileiros e do professor Robert King Hall, daUniversidade de Colúmbia, que prestava assessoria ao INEP. Outra iniciativa foi acriação da Escola Normal Rural com o intuito de favorecer a formação de professorespara o meio rural, um dos aspectos cruciais da educação no Brasil.
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