Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Projeto “Coração batendo forte”: estratégias educativas de prevenção da parada cardiorrespiratória

2021; Linguagem: Português

10.36239/revisa.v10.n3.p561a573

ISSN

2316-848X

Autores

Anderson Reis de Sousa, Michelle Teixeira Oliveira, Sebastião Edimilson Teixeira Oliveira, Antonio Carlos Estrela de Araújo, Maiza Sandra Ribeiro Macedo Silva,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Objetivo: Descrever a criação do projeto de extensão coração batendo forte dedicado ao ensino de pessoas a lidarem em uma parada cardiorrespiratória. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, qualitativo, que envolveu estudantes do curso de graduação de Enfermagem, docentes e a comunidade acadêmica e civil. Foram envolvidas atividades de extensão e pesquisa a partir da aplicação de pré-teste e um pós-testes para avaliar o nível de conhecimento da população sobre como agir frente à uma parada cardiorrespiratória. Resultados: a criação do projeto contribuiu para a ampliação da formação acadêmica na área de urgência e emergência, no potencial gerador de conhecimento sobre a parada cardiorrespiratória e o Suporte Básico de Vida por pessoas leigas em locais de grande circulação, professores, funcionários e estudantes de escolas públicas. Fortalecer a educação para a saúde face a produção técnica de materiais educativos e da pesquisa a partir da realização de estudos científicos sobre a área. Conclusão: o projeto coração batendo forte mostrou-se eficaz para a promoção do conhecimento e educação para a saúde com o enfoque na prevenção e manejo da parada cardiorrespiratória.

Referência(s)