Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes

2016; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5892/ruvrd.v14i1.2934

ISSN

2236-5362

Autores

Sérgio Augusto Fajardo de ALENCAR, Marlusa Gosling, Lilian Domingues SANTANA, Kelly Cristine Oliveira Meira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os diferentes atributos que podem ser considerados como importantes pelos compradores de livros pela internet na decisão de compra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 301 pessoas através de um survey online. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os compradores de livro pela internet dão maior importância a aspectos de confiabilidade e segurança da loja virtual, enquanto as dimensões de desempenho do sistema e conveniência, embora notadamente importante, não parecem ter o mesmo peso. Foi também constatado que há uma tendência à adoção das lojas virtuais como principal canal de compra de livros. A principal contribuição desta pesquisa é a colaboração na compreensão mais clara de quais sejam os aspectos mais influentes no comportamento do consumidor de livros no varejo virtual.

Referência(s)