CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E DE REALIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
2020; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2020.9.18.98-117
ISSN2238-5800
AutoresCassiano Scott Puhl, Isabel Cristina Machado de Lara,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo apresenta um estudo de caso com licenciandos de Matemática de uma Instituição de Ensino Superior particular do município de Porto Alegre, cujo objetivo é identificar a percepção que possuem acerca de Matemática, de realidade, e o modo como entendem a realidade nos livros didáticos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário virtual, enviado para todos os acadêmicos, com perguntas abertas, obtendo uma amostra de 14 licenciandos. O método de análise foi a Análise Textual Discursiva (ATD), definindo as categorias a priori para a concepção de Matemática e de Realidade e categorias emergentes para a percepção dos licenciandos sobre a realidade nos livros didáticos. A análise evidencia que os participantes associam a realidade com o mundo externo, sendo perceptível pelos sentidos. Em relação à Matemática, identificam-se duas categorias distintas: Ciência exata de verdades absolutas; Ciência em desenvolvimento de verdades relativas. Além disso, constatou-se que as percepções de realidade e de Matemática dos licenciandos tem implicação direta no modo como percebem a realidade nos livros didáticos, pois a maioria entendeque exercícios contextualizados representam a realidade. Por fim, têm-se fortes indícios que os licenciandos não sabem diferenciar o significado entre contexto e realidade.
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