A VISÃO ETNOECOLÓGICA QUE JOVENS EM FORMAÇÃO ESCOLAR TÊM SOBRE OS ANFÍBIOS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO DESTES ANIMAIS
2019; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22276/ethnoscientia.v4i1.216
ISSN2448-1998
AutoresLucas Ferrante, Carina Fernanda Veiga,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
Resumo<p><span lang="EN-US">Os anfí</span><span>bios s</span><span lang="EN-US">ão os animais mais ameaçados entre os vertebrados e no Brasil são registrados vários declínios e extinções para estes animais. Entre as principais ameaç</span><span>as, est</span><span lang="EN-US">ão perda e fragmentaçã</span><span>o de hábitats, expans</span><span lang="EN-US">ão da agricultura, poluiçã</span><span lang="NL">o, doen</span><span lang="EN-US">ças e mudanças climáticas. Esforços conservacionistas bem-sucedidos integram a comunidade em seus planos de ação, entretanto, os anfíbios geralmente são vistos pela sociedade como animais venenosos e transmissores de doenças, muitas vezes associados à bruxaria ou superstições. Neste trabalho, nós avaliamos a percepção etnoecológica que alunos de uma turma do ensino médio têm sobre os anfíbios anuros, verificando como estes animais são vistos. Após a avaliação, realizamos uma intervençã</span><span>o de educa</span><span lang="EN-US">ção ambiental para desmistificar os mitos e lendas que rondam estes animais, com a finalidade de estimular um cará</span><span lang="IT">ter ecol</span><span lang="EN-US">ógico e conservacionista em alunos que antes tinham uma visão negativa. Com resultados bem-sucedidos, nossos dados indicam ser possível mudar a visão estigmatizada que a sociedade tem sobre esses animais e conscientizar para a conservação deste grupo.</span></p>
Referência(s)