Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelos teóricos da comunicação e da linguagem aplicados ao design gráfico

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/1981-8920.2012v3n1p220

ISSN

2236-2207

Autores

Fátima Aparecida dos Santos,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

O presente artigo traz uma proposta para pensar o design gráfico a partir da adequação dos modelos teóricos da comunicação elaborados pelo lingüísta Roman Jakobson e o semioticista Iuri Lotman. Ao designer cabe organizar a mensagem de tal forma que ela fique atrativa, relevante e que a informação seja percebida pelo usuário. Nossa proposta é recuperar e posicionar essas relações entre mensagem, linguagens, informação e design, percebendo como a mensagem pensada pelo prisma do design pode conduzir o olhar. Buscamos uma aproximação entre as teorias propostas e o trabalho do designer no que tange a construção de mensagens. Utilizamos a análise proposta por Jakobson para pensa a organização sintática de trabalhos gráficos levando em consideração que o mesmo utiliza-se de várias linguagens. Partindo do pressuposto de que não existe linguagem que não influencie ou seja influenciada pela cultura, concluímos o artigo relacionando o modelo comunicacional gerado com o poliglotismo da cultura propostos por Iuri Lotman.

Referência(s)